sossego, contemplação da natureza e aventura em um só lugar

Localizada a cerca de 140km de São Paulo, a pacata cidade de Tapiraí oferece aos visitantes um misto de tranqüilidade e aventura em meio aos encantos da Mata Atlântica.

Com cerca de 8 mil habitantes, a pequena cidade de Tapiraí torna-se grande quando o assunto é preservação. A cidade aparece em 3º lugar no estado (atrás somente de Ilhabela e Ubatuba) e em 9º lugar no país em preservação de áreas naturais com 87% de sua área preservada, segundo o IPMA – Instituto para Preservação da Mata Atlântica.

endo cerca de 80% do município inserindo em uma APA – Área de Preservação Ambiental, foi tombada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, recebendo o título de “Reserva da Biosfera”.

Por sua importância no ecossistema e dona de fauna e flora rica e diversificada, a cidade é alvo de contempladores da natureza e aventureiros, mostrando forte potencial para o ecoturismo e turismo de aventura.

O principal atrativo da cidade é a Cachoeira do Chá, com uma queda de 35m, mas não é a única. No “ranking” das mais famosas estão, após a Cachoeira do Chá, a Cachoeira do Alecrim, com uma pequena queda de 4m, seguida da Cachoeira do Limoeiro e a Belchior. Mas Tapiraí ainda possui 18 cachoeiras já catalogadas e outras tantas que nem nomes possuem.

As principais fontes de renda da população vêm da contratação de pessoas na única indústria da cidade, que trabalha com a reciclagem de óleo, visando a importância das questões ambientais; dos típicos galpões de lavagem de legumes, que chegam à cidade para limpeza e depois são encaminhados para as cidades da região e São Paulo; além de comércios varejistas.

Com todas essas informações e um convite do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo), o EcoViagem foi até Tapiraí conhecer os atrativos da cidade e respirar o ar puro da Mata Atlântica.






Deixe seu Comentário